Jornal de Opinião

São muitos os textos enviados para a Agência Ecclesia com pedido de publicação. De diferentes personalidades e contextos sociais e eclesiais, o seu conteúdo é exclusivamente da responsabilidade dos seus autores. São esses textos que aqui se publicam, sem que afectem critérios editoriais da Agência Ecclesia. Trata-se de um espaço de divulgação da opinião assinada e assumida, contribuindo para o debate de ideias, que a internet possibilita.

16/11/10

S. João de Deus e a história da Casa de Saúde do Telhal em Jornadas de História da Medicina em Castelo Branco (12-13.11.2010)

O pretexto foram as XXII Jornadas de Medicina na Beira Interior da Pré História ao século XXI, que se realizam todos os anos à volta da figura de vulto da Medicina europeia o Dr. João Rodrigues (1511-1568), mais conhecido pelo seu nome latino Amatus Lusitanus que traduz o seu nome hebraico de Judeu.

Foi um médico muito perseguido pelas Inquisições europeias. Nasceu em Castelo Branco, estudou Medicina em Salamanca, praticou algum tempo em Lisboa donde escapou para praticar, ensinar e escrever suas obras de grande valor, entre as quais as mais famosas “As Centúrias”, em Antuérpia, Ferrara, Ragusa e Salónica onde faleceu. Foi contemporâneo de S. João de Deus.

Foram apresentadas nestas Jornadas cerca de 25 Comunicações, sendo oito sobre vários temas da vida e obra de Amado Lusitano.

Foram já apresentadas e pedidas sugestões para as Jornadas ou Congresso Comemorativo dos 500 anos do nascimento deste vulto da medicina do séc. XVI.

Nas Jornadas S. João de Deus esteve presente já pela quarta vez.

Nestas jornadas três comunicações tomaram a sua figura hospitaleira e a história da O.H. como tema.

O Doutor Moutinho Borges apresentou “S. João de Deus na azulejaria em Portugal, séc. XVII-XXI: figurações assistenciais e de hospitalidade”.

O autor, Conservador do Museu de S. João de Deus, ilustrou a vida do Santo com uma selecção dos azulejos fotografados por ele e limpos por Valter Correia que fazem parte do livro da sua autoria que está no prelo.

O Padre Doutor Aires Gameiro, OH, apresentou duas comunicações: uma síntese da Conferência que proferiu no Congresso Internacional das Ordens e Congregações Religiosas em Lisboa (2-5 Nov. 2010). O título aqui, algo diferente da de Lisboa, foi: “Ordens Religiosas Hospitaleiras na História do Tratar e Cuidar antes e após a I República”.

Na segunda o tema e título que apresentou foi: “Notas à volta da teoria da degenerescência mental e o Dr. Miguel Bombarda. O caso da cura do Tenente Apparício Rebêllo dos Santos na Casa de Saúde do Telhal”.

Castelo Branco, 13 de Novembro de 2010.
Aires Gameiro


0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial