Jornal de Opinião

São muitos os textos enviados para a Agência Ecclesia com pedido de publicação. De diferentes personalidades e contextos sociais e eclesiais, o seu conteúdo é exclusivamente da responsabilidade dos seus autores. São esses textos que aqui se publicam, sem que afectem critérios editoriais da Agência Ecclesia. Trata-se de um espaço de divulgação da opinião assinada e assumida, contribuindo para o debate de ideias, que a internet possibilita.

28/09/10

Turismo e evangelização

Maior atenção ao turismo religioso

A Igreja Católica em Portugal está atenta ao potencial do turismo religioso, alicerçado no rico património do país e, sobretudo, no forte apelo exercido por Fátima em todo o mundo. O turismo religioso é um fenómeno profundamente enraizado no povo português, que "sempre gostou de peregrinar". Aos responsáveis católicos, assinala, compete acolher este "desejo de se encontrar com o transcendente" e
"acompanhar todas estas pessoas", aproveitando uma oportunidade de evangelização. O Bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, reforça esta ideia, frisando que no turismo está presente mais do que o desejo de descansar e muitos gostariam de "encontrar princípios inspirados de uma vida diferente". "A Igreja tem a missão de ir ao encontro destes anseios", assinala.
O turismo religioso, em particular, motiva a deslocação de cerca de sete milhões de pessoas a Portugal, anualmente e gera receitas na ordem dos 700 milhões de euros. É evidente e eficaz a componente religiosa: um católico dificilmente consegue ir à Terra Santa e regressar na mesma; posso afirmá-lo porque já lá fui 14 vezes com
grupos de peregrinos.

Oportunidades de Evangelização
Foi este o tema do "Encontro dos Secretariados Diocesanos da Mobilidade Humana", realizado no Algarve, de 5 a 8 de Julho 2010. Reflectiu-se sobre a pastoral das peregrinações e do acolhimento nos santuários portugueses e traçaram-se linhas de actuação conjunta para uma pastoral da mobilidade humana em geral, com relevo para a componente do turismo.
O dossier inclui ainda uma apresentação da Mensagem para o Dia Mundial do Turismo 2010, que se celebrará a 27 de Setembro, na qual o Vaticano apela a uma maior atenção ecológica por parte dos turistas de todo o mundo, lembrando o impacto desta indústria sobre o meio ambiente.
Dedicado ao tema da biodiversidade, o texto assinado pelo presidente do CPPMI, Arcebispo Antonio Maria Vegliò aponta "três grandes perigos, que requerem uma solução urgente: a mudança climática, a desertificação e a perda da biodiversidade". "Esta última está a desenvolver-se nos últimos anos a um ritmo sem precedentes", precisa.
A cidade espanhola de Santiago de Compostela, que celebra o Ano Jacobeo, acolheu mais de 12 mil participantes na edição 2010 da Peregrinação e Encontro Internacional Juvenil, que decorreram entre 5 e 8 de Agosto.
Segundo as actividades previstas para o encontro, dedicado ao tema "Como o Apóstolo São Tiago, amigos do Senhor", contaram com a participação de três cardeais, 10 arcebispos e 16 bispos.
O programa incluiu um total de 30 catequeses, 17 representações teatrais, 15 ateliês, 14 missas e orações, nove conferências, sete exposições e seis concertos.
Os eventos espirituais, formativos, culturais e lúdicos foram organizados em torno de seis blocos temáticos: "Espiritualidade e Pastoral", "História, arte e tradição", "Jovens e vocação", "Música e evangelização", "Doutrina Social da Igreja" e "Meios de comunicação ao serviço da nova evangelização".
O presidente do Conselho Pontifício para os Leigos, Cardeal Stanis?aw Rylko, presidiu a uma vigília de oração a 7 de Agosto e, no dia seguinte, à missa de encerramento.
Armando Soares smp
p.asoares@clix.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial