Jornal de Opinião

São muitos os textos enviados para a Agência Ecclesia com pedido de publicação. De diferentes personalidades e contextos sociais e eclesiais, o seu conteúdo é exclusivamente da responsabilidade dos seus autores. São esses textos que aqui se publicam, sem que afectem critérios editoriais da Agência Ecclesia. Trata-se de um espaço de divulgação da opinião assinada e assumida, contribuindo para o debate de ideias, que a internet possibilita.

25/09/09

A notícia de Bento XVI

Ao Compasso do Tempo - Crónica de 25 de Setembro de 2009

Não desminto a serenidade de um dia de reflexão. Ao tomar conhecimento hoje – 24 de Setembro de 2009 - da vinda do Papa Bento XVI a Fátima, em ordem ao 13 de Maio de 2010, senti o júbilo da presença do sucessor de Pedro em terra portuguesa. E, desta forma, me expressei junto de meios da comunicação social.
Mas não posso deixar de manifestar a minha profunda estranheza diante da transmissão de um acontecimento desta grandeza em plena Campanha eleitoral. O que é que tem o facto com os epifenómenos? Responda quem houver por bem. Após comentários de todos os sectores sobre a sensatez e a oportunidade de últimas histórias, fico de cara à banda diante do insólito!
E tenho muita pena que, diante de decisões consumadas, não tenha havido ninguém que batesse o pé a uma informação, a ser transmitida à opinião pública, persuadindo que a melhor forma de proceder seria publicitar essa notícia segunda-feira, dia 28, ou terça-feira, dia 29! Se for preciso, publico um email que recebi em 15 de Fevereiro de 2005 (e as eleições ocorreram em 20 desse mesmo mês), onde se cruzavam as expectativas de uma opção nas urnas com uma novena aos Pastorinhos…
Não há nada como gostar de papéis velhos e de documentos das “trovas que passam”.
E o meu desconsolo é, mais uma vez, desrespeitarem instituições e pessoas… Nunca haverá uma “questão religiosa”. Mas prefiro-a, às conivências que estarão na mira de intérpretes e de sábios do reino… Sei “que não vou por aí…”

Lisboa, 25 de Setembro de 2009

D. Januário Torgal Mendes Ferreira
Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança
http://castrense.ecclesia.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial