Jornal de Opinião

São muitos os textos enviados para a Agência Ecclesia com pedido de publicação. De diferentes personalidades e contextos sociais e eclesiais, o seu conteúdo é exclusivamente da responsabilidade dos seus autores. São esses textos que aqui se publicam, sem que afectem critérios editoriais da Agência Ecclesia. Trata-se de um espaço de divulgação da opinião assinada e assumida, contribuindo para o debate de ideias, que a internet possibilita.

11/01/10

Ao Compasso do Tempo - Crónica de 08 de Janeiro de 2010

Leitura semanal dos problemas do Mundo e da Igreja

“Se os homens soubessem meditar no mistério da vida, se soubessem sentir as mil complexidades que espiam a alma em cada pormenor da acção, não agiriam nunca, não viveriam até. Matar-se-iam de assustados, como os que se suicidam para não ser guilhotinados no dia seguinte”
“Afinal eu quem sou (…)? Um pobre órfão abandonado nas ruas das sensações, tiritando de frio às esquinas da realidade, tendo que dormir nos degraus da tristeza e comer o pão dado da Fantasia. De um pai sei o nome; disseram-me que se chamava Deus, mas o nome não me dá ideia de nada”
“Nunca tive alguém a quem pudesse chamar “Mestre”. Não morreu por mim nenhum Cristo. Nenhum Buda me indicou um Caminho” (Fernando Pessoa, Livro do Desassossego)
É um português que fala. Um cidadão, do nosso país, alçado a intérprete quase oficial da intrincada ou simples maneira de ser nossa. A confusão, o abandono, a expectativa de um guia de sabedoria…
Não tenho a certeza que haja muitos buscadores do que nos falta… A sabedoria, a arte de pensar e de decidir, a independência diante de grupos e pressões, o medo de perder “o ganha pão”, as hesitações face a quem “paga” melhor… É uma manta de retalhos. Nem sequer aquece. “É assim”, como se repete para aí sem pensar no que se diz. Corrijo: não “é assim”,,,. Mas… “somos assim!”

Nota: Deixarei de aparecer nas próximas semanas. Mas voltarei. É assim…

Lisboa, 08 de Janeiro de 2010

D. Januário Torgal Mendes Ferreira
Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança

http://castrense.ecclesia.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial