Jornal de Opinião

São muitos os textos enviados para a Agência Ecclesia com pedido de publicação. De diferentes personalidades e contextos sociais e eclesiais, o seu conteúdo é exclusivamente da responsabilidade dos seus autores. São esses textos que aqui se publicam, sem que afectem critérios editoriais da Agência Ecclesia. Trata-se de um espaço de divulgação da opinião assinada e assumida, contribuindo para o debate de ideias, que a internet possibilita.

06/08/09

Ao Compasso do Tempo – Crónica de 07 de Agosto de 2009

Leitura semanal dos problemas do Mundo e da Igreja
Tinha-me despedido em 1 de Agosto por motivo do repouso tão necessário para cada um e para todos. Tem o nome de férias…
Mas, quando várias personalidades me fazem chegar a inquietação por um caso de pedofilia no Colégio Militar, não desejava eu que a Igreja Católica, pela minha responsabilidade, envergasse o uniforme do silêncio…
Tomei conhecimento do facto pelo “Correio da Manhã” e, em 31 de Julho, senti os protestos da Senhora Dr.ª Catalina Pestana, que muito estimo, quando não se pode rever na mudez das “Igrejas”, conforme hoje escreve no semanário “Sol”.
Da parte da Igreja Católica, presente no sector militar e policial, prometo não alienar o peso da seriedade e da verdade.
Pedi a quem de direito me informasse e me ajudasse a entender o barulho e o silêncio(s). Da minha parte, nunca os réus serão as vítimas. As vítimas nunca serão os Réus!
Obrigado a quem me alertou, testemunhando a maior confiança na Cadeia do Comando militar, que nunca permitirá que “o que deve ser”, “deixe de o ser”, pelas conveniências do medo e do interesse.

Lisboa, 07 de Agosto de 2009

D. Januário Torgal Mendes Ferreira
Bispo das Forças Armadas e Forças de Segurança
http://castrense.ecclesia.pt

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial