Jornal de Opinião

São muitos os textos enviados para a Agência Ecclesia com pedido de publicação. De diferentes personalidades e contextos sociais e eclesiais, o seu conteúdo é exclusivamente da responsabilidade dos seus autores. São esses textos que aqui se publicam, sem que afectem critérios editoriais da Agência Ecclesia. Trata-se de um espaço de divulgação da opinião assinada e assumida, contribuindo para o debate de ideias, que a internet possibilita.

07/06/10

Democracia, sob o signo da desilusão?

A democracia vai aparecendo estropiada por interesses partidários e outros, e para muita gente é já uma desilusão.

Nem faltam políticos de nome a dizer desta sua crise. Há razões para assim se pensar: o bem comum é uma ficção de que já nem se fala, as desigualdades são afrontosas, os favores a uns tantos sobrepõem-se aos direitos de todos, não se entende o rumo da justiça, nem da educação, a atenção ao que dá nas vistas sobrepõe-se a carências básicas de muitos cidadãos, agradar aos de fora parece mais importante que o respeitar os de dentro, constroem-se pedestais para estátuas de pés de barro, chega-se à ribalta e põe-se tudo em causa, a corrupção é um facto descoberta diário e sem limites, os programas partidários se interessam ao partido são intocáveis, mesmo quando a vida diz que são um disparate, os jovens ambiciosos, ainda que pouco válidos, estão sempre com o pé do ar para subir pela mão de padrinhos que não são os do baptismo, grupos corporativos reivindicam sempre a olhar para o bolso e para o umbigo, a resposta às dificuldades só toca a alguns, os cidadãos sentem-se enganados com sorrisos descarados, a ética na vida é adereço que não interessa, as instituições essenciais, como a família, entraram em leilão, as minorias são o poder…
É assim que vão surgindo nostalgias do passado, se multiplicam as anedotas políticas, se propalam escândalos reais ou inventados, se volta ao medo das recriminações e das vinganças, se vive na insegurança, uns contam os tostões a olhar para os milhões de outros…A política deixou de interessar ao cidadão normal, as pessoas interrogam-se sobre onde tudo isto vai parar, os mais válidos emigram ou tratam da sua vida…
Gerou-se um clima de desagrado que já nem deixa ver o que de bom se alcançou ao longo das últimas décadas, e que não foi pouco, porque se fala muito de direitos e pouco de deveres. Todos, porém, reconhecem que agora se pode opinar sem medo e votar em liberdade. No leque democrático, porém há espaço para mais e é preciso preenchê-lo.
Não conheço, nem há, por certo, regime democrático que tenha sido de implementação fácil e rápida. Não anda a esse ritmo a capacidade de mudança de mentalidades, interesses e atitudes, nem por ele se deixam conduzir grupos unidimensionais, de direita ou de esquerda. Tudo difícil se se falar mais de direitos a exigir, que de deveres a cumprir. Não faltam escolhos para a democracia, se esta não for de fachada.
À Europa Unida, sonhada por fundadores de países democráticos, foi-se matando a alma, destruindo os valores, secando as raízes vitais, apagando a memória histórica, nivelando por baixo. Não se compadece com uma democracia a sério uma cultura superficial, dominada pelo descartável e pelo efémero. A verdade objectiva e sólida é impedida por projectos pobres, culturalmente vazios. O novo tempo é o do reino do dinheiro e do poder, do circo e da publicidade, enfim, dos interesses nacionais. Um tempo novo que já nasce velho. O nosso peso humano e cultural foi menosprezado cá dentro. Lá fora, a análise corrente é a dos cifrões. Com a baixa cotação, o país conta cada vez menos.
Recordando o dito de Churchill, também eu creio que a democracia é, ainda assim, o regime menos mau. Tem, apesar de tudo, exigências de seriedade, de participação, de respeito, de derrube de feudos, de verdade nos olhos. A democracia não se constrói, nem enraíza ao gosto dos partidos e dos interesses. Se os partidos exprimem o meio mais normal da participação de todos, têm de pugnar, acima de tudo, pelo bem comum, não pelos interesses próprios. Democracia não é partidocracia. É acção clara pela liberdade e pelo serviço ao bem, que a todos diga respeito.
Coisas só explicáveis em 1975, perduram ainda como dogmas intocáveis. A democracia não é peça de museu. É caminho aberto para ir sempre mais longe. Não se compadece com reflexões de sentido único, por exemplo, sobre o “Estado Social”. A Constituição da República, já revista algumas vezes, continua marcada ideologicamente, impedindo o exercício da liberdade em campos onde esta é essencial, como o da educação. A democracia não suporta um Estado com ressaibos de dono e patrão de tudo e de todos.
Também sonhei, em décadas longínquas, com uma democracia a sério, consciente, embora, de que ela não aconteceria por um toque mágico, mas que, uma vez aberta a porta, nos podia levar a um futuro de liberdade e de consciente cidadania.
O tempo não volta para trás. Não há porque ter medo Há sim, que ver, com urgência, se o rumo que o país leva tem futuro que interesse aos portugueses, ainda não poluídos.

António Marcelino

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial