Jornal de Opinião

São muitos os textos enviados para a Agência Ecclesia com pedido de publicação. De diferentes personalidades e contextos sociais e eclesiais, o seu conteúdo é exclusivamente da responsabilidade dos seus autores. São esses textos que aqui se publicam, sem que afectem critérios editoriais da Agência Ecclesia. Trata-se de um espaço de divulgação da opinião assinada e assumida, contribuindo para o debate de ideias, que a internet possibilita.

25/01/10

Proclamai a Boa Nova

"A Igreja é por sua natureza missionária. Pois ela se origina da missão do Filho e da missão do Espírito Santo, segundo desígnio do Pai" (AG 2)."Aprouve a Deus chamar os homens não só individualmente, sem nenhuma conexão mútua, à participação, mas constituí-los num só povo, no qual seus filhos, antes dispersos, se congregassem num corpo" (AG2).

A obrigação do "Ide fazer discípulos meus todos os povos...) deve ser cumprida por todos os que seguem Jesus Cristo, pois "Deus quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (AG7).

Por isso mesmo, embora respeitando todas as religiões, "cabe à Igreja o direito sagrado de evangelizar" (AG 5). E mais: por esta necessidade de anunciar a salvação a todos, "a Igreja, que dele dá testemunho através da pregação evangélica, transcende todo particularismo de raça e nacionalidade - nenhum homem ou terra podem considerá-la estranha" (AG 8).

A Igreja sabe ainda que lhe resta realizar uma ingente tarefa missionária. São muitos os que não ouviram a mensagem evangélica: grandes povos, antigas civilizações e tradições religiosas. Outros negam a existência de Deus.
Como anunciar a mensagem de Deus? " pelo exemplo da vida e pelo testemunho da palavra".
"Ligando-se aos demais homens com estima caritativa... com alegria e respeito, descobrindo as sementes do Verbo aí ocultas..."
"Mediante um diálogo cheio de sinceridade e paciência, venham a conhecer quantas riquezas Deus prodigalizou aos povos".
"Ao mesmo tempo, à luz do Evangelho, procurem iluminar, libertar e submeter essas riquezas ao domínio de Deus Salvador" (AG 11).Através da caridade e da promoção da justiça:
"A caridade cristã se estende a todo sem distinção, de raça de condição social ou de religião".
"Trabalhem, portanto, os cristãos e colaborem com todos os outros para estruturar com justiça a vida económica e social" (AG 12).
Embora respeitando todas as religiões, "cabe à Igreja o direito sagrado de evangelizar" (AG 5).
Pela missão Deus realiza a história da salvação. Pela missão se realiza a epifania do plano divino e o seu cumprimento do mundo e na história.

Armando Soares

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial